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11 ferramentas para organizar tarefas e gerenciar seu tempo

No mundo acelerado em que vivemos, a nossa atenção é facilmente atraída pelas novas tecnologias que estão ao nosso redor, tornando-as um gatilho fácil para a procrastinação. Mas, dessa vez, vamos virar o jogo e usar a tecnologia à nosso favor.

Separamos uma lista com 11 ferramentas que te auxiliam a organizar e gerenciar tarefas e projetos, para que você aumente sua produtividade de uma vez por todas. Vamos lá?


1 - TRELLO


Para começar a lista, vamos falar um pouco sobre o Trello, ferramenta de gerenciamento de projetos bem conhecida e utilizada neste meio.

O Trello é uma ferramenta versátil, personalizável e bem intuitiva, ótima para aquelas pessoas que são mais visuais. Inspirado no método Kanban, nele você cria painéis, adiciona quadros de atividades à serem feitas, consegue listá-las em um fluxo de execução, marcar as tarefas já realizadas, adicionar comentários e muito mais.

Esta ferramenta está disponível na versão web para computadores e na versão app para iOS e Android, então você pode gerenciar tudo de onde estiver. Vale a pena dar uma conferida!




2 - NOTION


O Notion é uma ferramenta bem completa que funciona basicamente como as pastas do nosso computador. Você começa com uma página em branco e pode criar outras páginas dentro dela e ir segmentando suas tarefas.

Para ficar mais fácil de entender, você pode ter uma folha para "Conteúdos", por exemplo. Dentro desta página você tem as opções "Vídeos" e "Imagens" e, ao clicar em uma delas, uma nova página com outras possibilidades e segmentações aparece.

Ele é completamente personalizável: você pode criar listas, adicionar imagens, textos, tabelas, links, agenda e até um código HTML se quiser. As possibilidades são infinitas e o design é bem simples, deixando seu uso ainda mais intuitivo. Também está disponível em versão web e aplicativo para iOS e Android.


3 - TODOIST


Uma das mais utilizadas desta lista, Todoist é a ferramenta escolhida por grandes empresas como Google e Apple para gerenciamento de tarefas.

Esta ferramenta além de gerenciar tarefas, te permite compartilhá-las com toda a equipe. No Todoist você pode acompanhar tarefas já feitas, à fazer, ver prazos de entrega e saber à qual projeto elas pertencem.

Você pode buscar uma tarefa pelo nome no campo de busca, pode filtrar por data e pode listá-las por relevância, também. O visual é descomplicado e está disponível na versão web, Microsoft, Mac, iOS e Android, além de permitir a instalação da extensão para Chrome e Mozilla.


4 - GOOGLE KEEP


O Google Keep é a ferramenta de gerenciamento de tarefas do Google, sendo uma boa escolha para quem usa outras funcionalidades da marca, pois permite integrações com as outras ferramentas da linha como Google Docs, por exemplo.

Com um design mais simplista que as ferramentas anteriores, no Google Keep você organiza suas tarefas em notas, podendo adicionar imagens, áudios e até desenhar. Você também pode arquivar uma tarefa para que ela fique "escondida" e pode usar atalhos na versão para computador, deixando suas funções mais ágeis ainda.

Esta ferramenta também está disponível para versão web, Android e iOS.


5 - WUNDERLIST


Uma das soluções mais conhecidas para organização de listas, o Wunderlist permite que você liste e acompanhe suas tarefas, colocando lembretes por despertador ou e-mail. É uma ótima pedida para os esquecidos anotarem tarefas mais casuais como ir ao mercado ou buscar uma encomenda.

Disponível na versão web, para Windows, Mac, iOS e Android, a ferramenta é bem simples, com poucos botões e tem uma sincronização muito boa entre as versões, permitindo que você acesse a lista feita no celular em seu computador com apenas um clique.





6 - MINDMEISTER


Com uma proposta diferente das ferramentas apresentadas anteriormente, o MindMeister tem como funcionalidade a criação de mapas mentais para brainstorming, planejamento de projetos e etc.

Você consegue estruturar suas ideias de forma gráfica e a ferramenta também permite que você transforme as anotações em uma apresentação de slides ou salve em formato PNG. Além disso, você pode compartilhar seu mapa mental com outras pessoas para que acompanhem e façam atualizações em tempo real.

Há também uma integração com outra ferramenta da mesma família, o MeisterTask, onde você transforma seu brainstorming em uma lista de tarefas já organizada. Disponível em versão para web, Windows, Mac, Linux, Android e iOS, o MindMeister é uma ótima escolha para as pessoas criativas.


7 - FOCUS KEEPER


O Focus Keeper é um aplicativo que tem como principal objetivo te auxiliar na aplicação da Técnica Pomodoro, cronometrando blocos de trabalho intensivo durante 25 minutos, seguidos de pausas curtas de 5 minutos.

Além disso, o aplicativo mede sua produtividade e te mostra gráficos com sua produtividade diária, para que você acompanhe sua evolução.

Com um visual bem simples e intuitivo, o aplicativo está disponível em inglês apenas na versão mobile, para Android e iOS.




8 - ASANA


O Asana é a solução mais completa desta lista, contendo diversos recursos e integrações que unem praticamente todas as funcionalidades das opções anteriores em apenas uma plataforma.

A ferramenta permite que você crie listas, organize equipes, inicie um quadro de tarefas e oferece também um chat colaborativo, tornando-se grande rival do Trello e Slack.

Com um design limpo e minimalista, o Asana está disponível somente em inglês na versão web e em aplicativo para iOS e Android.


9 - ATRACKER


O ATracker é a solução perfeita para os perfeccionistas que gostam de acompanhar tudo através de gráficos e planilhas.

O aplicativo permite configurar uma lista de atividades à fazer e te apresenta suas métricas em gráficos de barra, gráficos de pizza, tabelas e também permite o download do relatório completo em formato CSV e PDF.

Com um design super visual, essa ferramenta está disponível na versão web e em aplicativo para Android e iOS.




10 - PRODUCTIVE


Com foco no acompanhamento de hábitos, o Productive é um aplicativo que te permite definir atividades do dia a dia à serem cumpridas e cria lembretes por notificação para que você não se esqueça de realizá-las.

Além de um relatório completo do seu progresso semanal/mensal, o aplicativo também conta com um calendário onde você pode visualizar quantas tarefas foram concluídas e te motiva a continuar.

Apresentando um visual simples e divertido, essa solução está disponível para download em dispositivos Android e iOS e é ideal para manutenção de hábitos simples do dia a dia como beber água, por exemplo.





11 - MONDAY.COM


Para finalizar essa lista, o Monday.com é uma solução também bem completa para gerenciamento de tarefas e projetos em equipe, contando com funções bem semelhantes às outras ferramentas apresentadas até aqui.

Seu grande diferencial é o armazenamento completo em nuvem, proporcionando interação em tempo real e, além disso, integração com outras grandes ferramentas como Pipedrive, Mailchimp, Jira e outras.

É uma ferramenta mais corporativa e profissional, que oferece um plano básico gratuitamente e permite upgrades pagos. Também está disponível para computador na versão web e para celulares em iOS e Android.



Chegamos ao fim da nossa lista de 11 ferramentas para organizar tarefas e gerenciar seu tempo e esperamos que, pelo menos uma das ferramentas acima, seja de grande utilidade para você no seu dia a dia.

Se você quiser mais conteúdo sobre produtividade, confira nosso post com 6 dicas para ser mais produtivo.

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