• Blog da Skillio

Aprenda a desenvolver sua liderança e alcançar melhores resultados

Pense nas duas construções: “chefe da empresa” e “líder na empresa”. Qual parece mais arbitrária? Qual delas demonstra mais participação e engajamento?


É natural ligar a primeira frase à primeira pergunta. Afinal, o termo “chefia” é muito atrelado ao trabalho autoritário, a decisões arbitrárias e à imposição.


Enquanto isso, a conexão de “líder na empresa” à segunda pergunta comprova que “liderança” é uma cultura cada vez mais querida nas organizações pois procura focar em alavancar a empresa e criar um ambiente agradável de convivência e empatia entre os colaboradores.


Com isso em mente, separamos no post de hoje algumas práticas para desenvolver sua liderança, mostrando como o papel do líder é essencial para gerir projetos e oferecer bons resultados. Confira!


Alinhar valores da empresa


Uma empresa preza por seus valores, missão e objetivos, afinal, reafirmando esses conceitos, ela constrói boas relações com clientes, desenvolve projetos inovadores e se destaca no mercado.


É preciso entender que esses conceitos podem não ser tão claros para as equipes e os funcionários. O desalinhamento faz com que o trabalho não caminhe de acordo com os propósitos corporativos e, muitas vezes, impactem (negativamente) projetos e ações.


Com isso, é essencial que um bom líder:

  • mostre aos colaboradores como o papel de cada um influencia nas atividades da organização;

  • pontue a importância desse alinhamento para os resultados;

  • exemplifique como cada setor contribui para os projetos;

  • trabalhe para manter as equipes motivadas, de modo que se sintam parte funcional da operação.


Dica! Aproveite para desenvolver sua liderança ainda mais e, além de motivar pontualmente, trabalhe para que o ambiente e os colegas façam isso naturalmente no dia a dia de trabalho. Uma boa relação entre os setores é a chave para atividades fluidas, eficientes e de qualidade.


Trabalhar em conjunto


Delegar funções é tarefa diária de um líder. Porém, não adianta separar tarefas e não acompanhá-las, ou dividi-las sem considerar as habilidades de cada funcionário e suas prioridades.


Tente delegar com a confiança que a pessoa executará aquela função da melhor forma e pense: o que o colaborador quer e gosta de fazer é compatível com o que a empresa precisa naquele momento? Esse equilíbrio é fundamental para que todos estejam motivados e acreditem no que fazem para a organização.


Para que um projeto vá para frente, todas as etapas devem ser muito bem planejadas e executadas, aproveitando os pontos fortes de cada profissional para um resultado certeiro.


Conheça seu ambiente de trabalho, o funcionamento interno, os objetivos, perfis dos profissionais e toque os projetos com mais certeza e confiança.


Identificar prioridades e situações de risco


Há muitos momentos em que o líder precisará tomar decisões. Podem ser escolhas difíceis e que, em casos de erros mínimos, podem comprometer a imagem da empresa, o andamento do projeto ou a parceria.


Para desenvolver sua liderança a ponto de saber lidar com decisões, tente:

  • pensar em estratégias que identifiquem prioridades;

  • entender situações de risco e a probabilidade de erros;

  • planejar soluções;

  • criar planos de contingência;

  • ordenar as atividades;

  • acompanhar o desenvolvimento e os resultados.


Sempre faça o planejamento com uma segunda opção. O plano B que te dá espaço para manobras no projeto, caso alguma situação não vá de acordo com o planejado. Um bom planejamento evita erros e também te dá aquela “carta na manga”, caso seja necessário.


Tomar as responsabilidades


Muitos chefes colocam a culpa em funcionários, clientes, parceiros ou qualquer pessoa que não seja ele próprio.


Um líder deve ser flexível com a situação, entender como ocorreu, tomar as dores e demonstrar empatia.


É bom lembrar que são raras as vezes em que apenas uma pessoa errou ou que realmente foi culpa de alguém. Sendo assim, procure não “apontar os dedos”, mas acolher a situação e trabalhar para consertá-la.


Assim, em problemas futuros, todos estarão preparados para contornar o erro sem medo ou desmotivação, evitando expor ainda mais a empresa.


Melhorar e apoiar o desenvolvimento profissional


A última questão é raramente vista, porém, fundamental.


Para uma boa liderança, o profissional deve se manter atualizado e sempre buscar oportunidades para o aperfeiçoamento pessoal e em sua carreira.


Sendo assim, por que não direcionar isso para a equipe?


Um time que funciona em pleno vapor é desenvolvido não só por meio da contratação de bons funcionários, mas por meio do aprimoramento de cada um. É possível fazer isso com algumas iniciativas, por exemplo:


  • treinamentos para novas ferramentas e procedimentos internos;

  • cursos de excelência para aumentar a performance individual;

  • oportunidades de aprender novos idiomas, habilidades e técnicas;

  • mapear possibilidades de desenvolvimento socioemocional necessárias para que o profissional evolua e cresça!


Se a empresa não oferece opções, sugira meios para os colaboradores se aprimorarem. Indique cursos, aulas e pequenas mudanças que farão diferença. 


Desenvolver sua liderança envolve relações de qualidade, competência e discernimento, por isso invista no aperfeiçoamento profissional e pessoal e esteja atento às mudanças!


Gostou das práticas que apresentamos? Quais são os seus desafios como líder e como você lida com eles no seu dia a dia? Conta aqui pra gente nos comentários! Para nós, o autodesenvolvimento é um importante caminho para a evolução. 


Curta nossa página no Facebook e receba novidades exclusivas!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.