• Blog da Skillio

Carreira em Y: o que é e para quem é indicada?

Alavancar a carreira e melhorar o salário é o desejo de muitos trabalhadores. Porém, antigamente, para quem não quisesse ter um cargo de chefia ou não se sentisse confortável em um cargo de gestão, ficava apenas com a opção de movimentações lineares, impedindo o crescimento da carreira.

Durante muito tempo, as carreiras eram limitadas a promoções que chegariam à chefia em algum momento, o que pode ser um problema para quem não tem esse perfil. Por isso, a carreira em Y surgiu como alternativa a esse tipo de público que não tem desejos de serem chefes nas organizações, mas querem alçar voos maiores.


O que é a carreira em Y?


O conceito de carreira em Y surgiu pela necessidade de tornar possível a criação de planos de carreiras paralelos, que não chegassem a um cargo de chefia.

Em outros tempos, o modelo linear era o único para se seguir em uma empresa. Com ele os funcionários poderiam assumir uma posição de gerência, ficar na posição atual para sempre ou procurar novas oportunidades em outras organizações.

A carreira em Y é uma mudança a essa forma restrita no mercado. Trata-se de novas formas de plano de carreira, abrindo possibilidades e permitindo que o profissional que não tem vontade ou habilidade com a gestão de pessoas foque na sua gestão de conhecimento. Esse modelo valoriza o conhecimento técnico, tornando o profissional especialista em uma área. Portanto, a trilha do Y tira a limitação da carreira gerencial e se abre o segundo caminho.

Um dos aspectos que mais fortaleceu o conceito da carreira em Y é a necessidade de inovação e a capacidade de solução de problemas que esses profissionais levam em sua bagagem. Além disso, ela é o reconhecimento e valorização do conhecimento técnico, sendo equivalente à função de gerência em status, remuneração e grau de responsabilidades.


Qual o perfil para seguir uma carreira em Y?


Esse tipo de carreira é indicado aos profissionais que tenham grande conhecimento teórico, adquirido por cursos, especializações e conhecimento prático, adquirido em vivências anteriores.

Para ser especialista é preciso ter pensamento criativo, análise crítica, capacidade de execução e solução e problemas e muita inovação.

E mesmo não sendo a chefia, é necessário possuir habilidades como empatia e poder de negociação para trabalhar com equipes e estar à frente delas.


Quais as principais vantagens dessa carreira?

A carreira em Y é uma alternativa para aqueles que não querem virar gestores, tendo alguns benefícios para quem decide caminhar por ela.


Mais oportunidades


A trilha do Y amplia as oportunidades de crescimento na carreira do profissional e oferece flexibilidade em relação às necessidades dos colaboradores e da empresa.


Autonomia


Por ser um especialista, o profissional ganha autonomia para tocar seus projetos e tem liberdade em suas funções.


Desenvolvimento profissional


Permite que o profissional se desenvolva sempre mais dentro da sua área, se aprofundando no assunto e dominando seu tema. Faz com que o indivíduo se torne referência. A carreira em Y é uma forma de abrir oportunidades e escolhas para os trabalhadores ao tomar os rumos da carreira.

Além de ajudar a conduzir o profissional de acordo com seu perfil, ela colabora para uma melhor gestão de carreira proposta pelas organizações.

Você já conhecia a carreira em Y? No seu local de trabalho já se usa esse modelo? Agora que você sabe mais sobre o tema, aproveite para assinar nosso newsletter e ficar por dentro de tudo sobre gestão e carreira!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.