• Blog da Skillio

Como fazer a gestão de pessoas de maneira eficiente

A gestão de pessoas é uma das práticas mais importantes para a administração da empresa, afinal, são as pessoas que fazem a empresa viver, sonhar e alcançar seus objetivos, dia a dia. Essa é uma atividade que diz respeito a toda a companhia, incluindo o departamento de Recursos Humanos e os líderes de equipe.


Para gerenciar pessoas de modo eficiente, é importante se atentar a algumas práticas. Melhorar a comunicação interna, realizar avaliações de desempenho e gerar feedback de melhoria são algumas delas.


Pensando nisso, criamos este artigo para você entender como fazer a gestão de pessoas de maneira eficiente, com dicas práticas e eficazes. Confira e aprenda!


Melhore a comunicação interna


A comunicação é um dos elementos mais importantes para que os profissionais e as equipes fiquem alinhados, informados e comprometidos. Além disso, ajuda a reduzir o número de erros, acidentes e conflitos interpessoais.


Inserir novos canais para diálogo, como aplicativos, redes sociais corporativas ou murais de avisos, também podem facilitar os processos de comunicação interna. O ponto mais importante é engajar a liderança da empresa nesse sentido, garantindo que ela se comunique com transparência, escuta ativa, visão de processos e resultados, além de praticar a empatia com a sua equipe.


Realize avaliações de desempenho


A avaliação tem por objetivo identificar a lacuna entre o desempenho real e o ideal dos funcionários, ou seja, como o time está produzindo e como deveria produzir. Ela também serve como base sistêmica para demissões, promoções ou valorização dos profissionais.

Uma boa avaliação considera três principais fatores: os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de cada profissionais. Também avalia as metas atingidas, os indicadores-chave de desempenho e o feedback dos superiores imediatos de cada profissional.


Ofereça feedback


O feedback é um retorno de informação. Esse termo muito usado no ambiente corporativo nada mais é que trocar pontos de vista sobre performance e comportamentos. Dar o feedback para um funcionário ou colega sobre seus pontos fortes e fracos na empresa, tem o objetivo de eliminar ou motivar determinados comportamentos. Infelizmente, costuma ser uma prática deixada em segundo plano.


Um bom feedback, acima de tudo, é equilibrado. O objetivo não é apontar os erros dos profissionais, mas indicar seus pontos fortes e fracos, que devem ser reforçados ou corrigidos. Com isso, é possível melhorar a performance e relacionamento entre os colaboradores.


Saiba delegar tarefas


Delegar tarefas é super importante para aumentar a participação de toda a equipe nas atividades do departamento! Entretanto, é preciso delegar de modo eficaz. Não basta informar as novas tarefas que serão de responsabilidade dos membros do time; é preciso capacitá-los e dar todo o suporte necessário. Aqui, mais uma vez, a fluidez da comunicação é essencial.


Recompense pelos resultados


Uma pesquisa realizada pela Willis Towers Watson, afirma que profissionais reconhecidos possuem engajamento até 60% superior que seus colegas. Porém não basta reconhecer, é preciso recompensar os profissionais e as equipes pelos resultados.


Existem muitas recompensas financeiras e não financeiras. É possível destacar: participação nos lucros e premiações. A definição da recompensa ideal vai variar de acordo com o perfil da equipe, a complexidade da tarefa e o orçamento disponível pela área de RH da empresa.


Ao aplicar as dicas aqui citadas, é possível melhorar a gestão de pessoas e obter bons resultados para toda o time da sua empresa!


Gostou do conteúdo? Aproveite a visite e aprenda a desenvolver sua liderança e alcançar melhores resultados.


Boa leitura e até a próxima!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.