• Blog da Skillio

Como trabalhar e estudar sem perder o equilíbrio?

Dia cheio no trabalho: reuniões, relatórios e atendimentos para fazer. Quando chegar em casa, ainda será preciso dar conta do conteúdo dos estudos. Quem tem esse tipo de rotina sabe que não é fácil mantê-la. Mas não dá para desistir, afinal, cursos no currículo ajudam na valorização profissional.

Felizmente, é possível achar uma maneira de trabalhar e estudar sem passar por momentos de estresse ou desespero. Não se trata de um truque de mágica, mas de modificar alguns hábitos durante o dia a dia.

Quer saber mais? Acompanhe este post e conheça alguns passos que você deve seguir para facilitar na hora de equilibrar o tempo dedicado ao trabalho e ao estudo.


Crie um cronograma


Todo mundo vive implorando por um dia que tenha mais de 24 horas e uma semana com mais de sete dias. Pode parecer que falta tempo, mas, na verdade, falta aproveitar melhor esse tempo. Isso pode ser possível por meio da criação de um cronograma semanal de atividades.

Esse tipo de estratégia permite separar cada compromisso da semana por tempo de realização. Você pode detalhar quantas horas você trabalha diariamente, quanto tempo gasta no trânsito e até para frequentar a academia, por exemplo.

Depois de reunir essas informações, crie uma planilha e distribua nela suas atividades em dias e horários. Não se esqueça de incluir o tempo de descanso. Os finais de semana (ou, pelo menos, um dos dias dele) devem ser usados para o descanso. Dessa forma, você consegue administrar melhor seu tempo para descansar, trabalhar e estudar.


Aproveite melhor o seu tempo de estudo


Agora que você percebeu que tem um tempo considerável para estudar, organize um plano de estudos. Nele, você deve considerar o prazo para fazer leituras, o tempo para assistir às videoaulas e também para fazer os exercícios.

Nesse momento de estudo, é fundamental que você evite distrações para não perder a produtividade nos estudos. Evite procrastinar e estude o que já estiver previsto no plano de estudos. Assim, você dá conta de assuntos mais complexos e não deixa que eles acumulem.


Não deixe seu tempo livre passar


Geralmente, durante o seu dia de trabalho, devem surgir momentos ociosos — o intervalo de almoço, o trânsito de casa ao trabalho, o tempo de espera por um cliente. Nessas e em outras situações corriqueiras do dia a dia, há sempre uma oportunidade de estudar. Por exemplo, você pode aproveitar para ler um artigo ou revisar um conteúdo. Também vale fazer um pequeno exercício. Ou ainda ouvir um áudio sobre um tema importante. Enfim, o essencial é desfrutar ao máximo cada minuto da sua rotina.


Faça um curso on-line


Por mais que você se organize, muitas vezes fazer um curso regular e presencial não cabe no seu dia a dia. É o momento de aproveitar essa oportunidade e fazer um curso on-line. Além de ter um custo-benefício interessante, cursos dessa modalidade têm horários mais flexíveis. Você pode estudar na hora e no dia que achar mais conveniente. Há uma infinidade de cursos que você pode fazer sem deixar de lado o trabalho. Será preciso apenas dedicação e disciplina.

Essas foram algumas dicas de como trabalhar e estudar de forma equilibrada. Por mais que a rotina seja um pouco cansativa, é preciso pensar a longo prazo. Construir uma carreira de sucesso leva tempo e também é acompanhada de muitos desafios. Procure não perder o foco para que tudo dê certo!

Então, gostou das dicas? Compartilhe este post nas redes sociais!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.