• Blog da Skillio

Curso online de Planejamento de Carreira estimula o protagonismo

Logo na sua introdução, o curso online de Planejamento de Carreira do Veduca convida o aluno a uma reflexão importante: a atitude que você tem diante do seu futuro profissional é passiva ou você pensa sobre o que quer e se move em direção aos seus objetivos?


É a partir dessa provocação que o professor e apresentador das aulas, Joel Dutra, passa a compartilhar uma série de outros questionamentos e de informações essenciais para que profissionais de todas as áreas consigam conduzir sua trajetória na carreira de maneira mais consciente e efetiva.


Dutra já é conhecido por muitos alunos do Veduca – ele ministra o curso online sobre Liderança, um dos mais populares da plataforma. Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Dutra é professor livre-docente da mesma instituição e coordenador do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP/FIA).


No curso online de Planejamento de Carreira, ele põe sua experiência como professor e pesquisador a serviço de uma missão à altura do seu currículo: estimular que mais profissionais assumam o protagonismo em seus próximos passos na profissão e, com isso, tornem-se mais realizados.


“É importante não entregar a carreira para a empresa ou para outra pessoa”, ele afirma, já no primeiro módulo.


Ao longo de uma hora de aula, dividida em doze vídeos de cerca de 5 minutos, o professor explica o que é uma carreira, o que significa exercer o protagonismo que ele quer incentivar,  quais são as fases mais comuns no ciclo profissional e como qualquer pessoa pode se preparar para desafios de maior complexidade.


Ele também comenta sobre como aproveitar os períodos de transição em uma carreira, apresenta estratégias que cada indivíduo pode adotar para gerir sua vida profissional, mostra estruturas que ajudam a pensar na construção de um projeto de carreira mais consistente e ainda discute as armadilhas mais frequentes nesse percurso.


Além dos vídeos, o aluno pode contar com um material de estudos complementar, composto por resumos, gráficos e textos, além de uma série de testes, para verificar a fixação das aulas, e de depoimentos de profissionais experientes sobre como administram sua carreira.


Quem assiste a todos os vídeos e é aprovado no teste final recebe um certificado virtual, útil como comprovação de atividades complementares ou como anexo ao currículo.


O Blog do Veduca resumiu abaixo um dos 12 trechos do curso online de Planejamento de Carreira, para dar a você, leitor/a, uma amostra do conteúdo que o professor Joel Dutra traz às suas aulas sobre o tema.


Achamos que você vai concordar que ele é craque! Confira a seguir e, se quiser se inscrever no curso, é só clicar aqui.


Por que Planejamento de Carreira importa?

Joel Dutra começa o curso online de Planejamento de Carreira discutindo por que esse assunto é relevante para os indivíduos e para as empresas.


O primeiro ponto é definir o que significa, na prática, assumir o controle de suas escolhas profissionais.


“Planejamento de Carreira é estarmos atentos às oportunidades dentro da organização, observarmos o que nos agrada ou não, como fizemos nossas escolhas e porque as fizemos”, resume o professor.


Ele afirma que, em suas pesquisas com gestores e profissionais técnicos brasileiros, constatou que a maioria deles tende a pensar na carreira olhando para o organograma da empresa ou para o plano de cargos e salários.


Porém, uma limitação dessa forma de planejamento é que a pessoa que se guia por isso tende a se concentrar sobre a estrutura da empresa como era ontem, e não necessariamente como está se configurando hoje ou como ficará amanhã, segundo o professor.


Além disso, Dutra constatou que esse comportamento se repete quando as pessoas pensam no mercado de trabalho e na carreira como um todo. A consequência desta atitude é uma certa perda de protagonismo do indivíduo na definição dos seus próximos passos profissionais.


“Percebemos que quem assume uma postura passiva em relação à sua carreira e não reflete sobre o tema tende a olhar para sua carreira pelo retrovisor e, portanto, fica com uma visão restrita das oportunidades que realmente tem”, explica o professor.


O antídoto para esse problema é olhar também para o futuro e, com isso, enxergar possibilidades que não podem ser vistas quando se examina apenas o passado.

“À medida que a pessoa assume o protagonismo da sua carreira, tem uma vantagem que a maioria das outras não têm”, diz Dutra.


Segundo o professor da FEA-USP, quem se dispõe a conduzir conscientemente seus caminhos profissionais também tende a contribuir melhor para a sua empresa, porque fica atento a como o mercado e a própria companhia estão de se redesenhando – e o cenário em qualquer setor costuma se redesenhar permanentemente, na economia de inovação que caracteriza o mundo atual.


“As pessoas que têm esse protagonismo mostram uma clareza sobre para onde querem ir e por quê. Elas têm mais condições de viver os desafios profissionais e pessoais que desejam e tendem a ser mais coerentes e consistentes em suas ações”, afirma Dutra.


Dessa forma, o Planejamento de Carreira possibilita também uma probabilidade maior de realização individual por meio do trabalho.


“Esse caminho leva os profissionais a se sentirem mais felizes, inclusive na vida pessoal, na medida em que eles têm um projeto de vida”, resume.


Concluído o primeiro vídeo, Joel Dutra parte, em seguida, para os temas do desenvolvimento na carreira e das armadilhas mais comuns para a gestão da trajetória profissional.


Para assistir a esses e aos demais vídeos do curso, confira aqui o programa das aulas e se inscreva!


Que tal saber mais sobre o curso online de Planejamento de Carreira?

Como você leu no começo do texto, o professor Joel Dutra compartilha sua experiência e seus conhecimentos sobre Administração não só no curso online de Planejamento de Carreira, mas também no curso de Liderança disponível no Veduca. A respeito desse tema, confira abaixo um vídeo do professor sobre como se tornar um líder estratégico.





No vídeo abaixo, publicado no canal de YouTube da Gupy Recrutamento, o VP de Pessoas da Ambev, Fábio Kapitanovas, conta sua experiência na gestão da própria carreira. É interessante conhecer a trajetória dele, para refletir sobre os caminhos profissionais possíveis em um nível hierárquico elevado dentro das companhias.




Além do curso online de Planejamento de Carreira, diversos outros cursos do Veduca são ministrados por professores da USP. Assistir a um desses cursos é uma forma de ter acesso, em qualquer lugar e a qualquer momento, ao que esses professores têm a compartilhar.


Fique ligado nos próximos posts do Blog do Veduca! Vamos trazer mais conteúdos do curso online de Planejamento de Carreira.


NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.