• Blog da Skillio

Diversidade no ambiente de trabalho: entenda a sua importância

Uma tendência atual no mercado de trabalho é o incentivo à diversidade. Cada vez mais as empresas se dedicam a investir nisso como uma forma de captar o público e se destacar perante os concorrentes.

Esse conceito é importante socialmente e, também, estrategicamente, já que diz respeito a conquistar a atenção dos seus clientes se mostrando socialmente responsável, bem como conseguir uma série de outros benefícios no ambiente de trabalho — é sobre esse assunto que vamos falar neste post.

Continue lendo e veja como a diversidade no ambiente de trabalho é de fundamental importância para sua organização.


A diversidade como palavra de ordem no mercado atual


Novos tempos, novas tendências. A diversidade é atualmente palavra de ordem no mercado. Por isso, é importante compreender o que é esse conceito e como ele está presente no dia a dia de uma empresa.

A diversidade no ambiente de trabalho diz respeito à inclusão e promoção do desenvolvimento profissional das minorias sociais: pessoas com deficiência, grupos LGBT, pessoas negras e indígenas etc.

É possibilitar que, nesses espaços, possa haver trocas de experiências entre todos, o que agrega positivamente não só para a empresa como um todo, mas para cada um dos colaboradores.


A importância da diversidade no ambiente de trabalho


A diversidade representa uma maior maturidade no que concerne à visão plural da sociedade. É compreender o papel das organizações na promoção de uma maior igualdade social, com condições igualitárias para todos, contemplando as minorias.

Oferecer igualdade de condições é fundamental para agregar conhecimento, novas culturas, novas vivências e compreender a dinamicidade social e como ela impacta as organizações de forma direta e indireta, além da oportunidade de compartilhamento de experiências.

Além disso, novas vivências permitem que os gestores consigam observar como é a sociedade realmente e, assim, promover soluções e criações de produtos e serviços que atendam aos anseios também das minorias.


Benefícios que a diversidade pode trazer


Os benefícios da inclusão social no ambiente de trabalho são diversos e contemplam não só o desenvolvimento social, mas até mesmo para o próprio crescimento da empresa. Estão entre eles:


Potencialização de resultados


Quando há uma promoção da diversidade — e isso não diz respeito apenas na contratação de pessoas, mas ao estímulo de compreender o diferente e trabalhar todos de forma cooperativa —, as equipes se tornam mais acolhedoras entre si.

Esse tipo de comportamento potencializa o esforço dos colaboradores, bem como maximiza o trabalho em equipe, algo tão importante para empresas que dependem do trabalho coletivo para conseguirem bons resultados.

Um estudo da McKinsey provou que organizações que investem nisso entregam resultados 25% melhores do que as demais, o que só evidencia a necessidade dessa questão nas organizações.


Minimização de conflitos


Quando os colaboradores são estimulados a lidarem melhor com as diferenças, eles se tornam mais pacientes e melhores na resolução de possíveis problemas que surjam, de forma a terem uma conduta mais respeitosa e tolerante.

Assim, o dia a dia passa a ser mais leve, com menos desentendimentos e conflitos entre os funcionários, tornando a rotina mais tranquila e mantendo o clima organizacional em alta.


Melhoria da criatividade


Quando o local de trabalho incentiva a diversidade, percebe-se que as ideias diferentes também ganham mais espaço. Muitos colaboradores não demonstram suas ideias com medo de que coisas não convencionais não sejam aceitas por diretores mais conservadores.

Com isso, torna-se possível “sair da caixinha” e conseguir novas soluções que potencializam os resultados da empresa, bem como oferecer uma imagem mais positiva dos bons gestores para os funcionários.


Melhor imagem no mercado


A responsabilidade social tem se tornado cada vez mais uma palavra-chave no mercado. As empresas que não focam nisso ou passam a ficar para trás ou, até mesmo, são boicotadas. Além de todas as questões que falamos, a diversidade no ambiente de trabalho é um importante diferencial competitivo e favorável em diversos aspectos. É ela que torna a empresa mais consciente e produtiva ao abranger todos os benefícios de uma experiência plural no dia a dia, facilitando a gestão de pessoas.

Achou este conteúdo interessante? Compartilhe-o em suas redes sociais para conscientizar seus colegas de profissão.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.