• Blog da Skillio

Entenda a importância da inteligência emocional na carreira

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, inteligência emocional não é somente reconhecer suas emoções e ser capaz de lidar com elas.

Neste post, você vai descobrir que ela vai além disso e pode influenciar muito no seu ambiente de trabalho e em seu sucesso profissional. Não deixe de ler!


O que é inteligência emocional?


Segundo o psicólogo Daniel Goleman, em seu livro “Inteligência Emocional”, os seres humanos têm um lado emocional e outro racional que, geralmente, funcionam de forma harmoniosa.

Entretanto, diante de uma situação difícil ou estressante, eles podem entrar em conflito. Muitas vezes, a nossa emoção acaba agindo antes da razão, o que pode nos trazer vários problemas. A boa notícia é que nossa inteligência emocional pode ser treinada e desenvolvida.

Isso é possível por meio da criação de novos hábitos e formas de agir e reagir diante de situações difíceis, seja em contextos profissionais, seja pessoais.


Como desenvolver a inteligência emocional?


Como você pode ver, é preciso estar disposto a mudar algumas atitudes. A seguir, conheça algumas dicas que podem ajudar você a desenvolver suas competências emocionais.


Tenha autoconhecimento


Ser capaz de reconhecer suas emoções e o que leva você a senti-las é essencial para que você assuma o controle sobre elas. Também é necessário perceber os comportamentos que você tem por causa de certas emoções. Eles podem afetar você e as pessoas à sua volta. Lembre-se que você é o único responsável por controlar suas emoções. Quando você tem a habilidade de fazer esse reconhecimento e controlar suas reações, você se sente mais seguro e confiante.

Essa sensação de serenidade é transmitida para todos os que estão ao seu redor e pode influenciar o comportamento deles também.


Desenvolva sua empatia


A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro, entender seus sentimentos e ações. Isso permite que um líder compreenda melhor a sua equipe, por exemplo, fazendo com que a colaboração entre todos flua de maneira natural.

Uma pessoa com alto grau de inteligência emocional demonstra alguns comportamentos como respeitar e se preocupar com o próximo, controlar suas próprias atitudes, ter facilidade de contornar situações adversas, além da habilidade de saber se comunicar.


Como ela pode influenciar sua carreira?


Ter inteligência emocional é ser capaz de lidar com suas próprias emoções, como também com as das pessoas ao seu redor. Essa tem sido uma característica muito importante na hora de uma entrevista de emprego ou seleção de funcionários.

Cada vez mais, as empresas estão a procura de trabalhadores com qualificação acadêmica e técnica e ter vários cursos no currículo valoriza um profissional. Além disso, elas também estão atrás de profissionais com capacitação emocional para assumir lideranças e ter a habilidade de se relacionar com outros funcionários e clientes.

Isso é garantia de um bom clima organizacional. Quando o ambiente de trabalho e as relações interpessoais entre os colaboradores são boas, a produtividade da empresa também é e os objetivos são alcançados.

Ainda em sua obra, Daniel Goleman diz que 90% da diferença entre as pessoas que alcançam uma carreira de sucesso e aquelas que têm uma avaliação mediana, está relacionada com fatores ligados às habilidades comportamentais.

Podemos perceber que ter uma boa inteligência emocional só traz benefícios para nossa vida pessoal e profissional. Para construirmos bons relacionamentos, é fundamental que sejamos capazes de controlarmos nossas emoções e as atitudes provenientes delas e também, entender o próximo e suas reações.

Agora que você já conhece a importância da inteligência emocional em nossas vidas, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais para que seus amigos também possam aprender com ele!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.