• Blog da Skillio

Habilidades de comunicação que todo profissional precisa desenvolver

Se você faz parte dos milhões de brasileiros que buscam o desenvolvimento da carreira e uma maior qualificação profissional, preparamos esse post pra te ajudar. Entre tantas competências profissionais que são consideradas imprescindíveis para o mercado, as habilidades de comunicação estão entre as principais.


Estudos mostram que a comunicação interpessoal no ambiente organizacional é uma das grandes vantagens para todos os profissionais, podendo subir cerca de 12% a produtividade e motivação das equipes no trabalho.


Já parou para pensar que uma boa comunicação pode trazer mais e melhores resultados na sua vida no trabalho (e na vida pessoal)? Por outro lado, a falta dela pode gerar conflitos e desgastes indesejados.


É natural que uns se comuniquem melhor que os outros. A boa notícia, porém, é que se trata de uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa. Pensando nisso, vamos dar 5 dicas poderosas de comunicação que podem ser bastante úteis para sua carreira. Confira!


1. Fale em público


Você é daqueles que sua frio só de pensar em falar em público? Geralmente, é um grande desafio, mas ao mesmo tempo tem extrema importância e pode ser um grande diferencial. Ao desenvolver a habilidade de falar em público, você ganha experiência, amplia a rede de contatos, valoriza o que sabe, torna-se apto a dar palestras etc.


Pensamos que não adianta ter diversos diplomas e cursos se o profissional não sabe se expressar bem, concorda? Se a timidez é uma de suas barreiras para falar em público, não se preocupe. Comece hoje mesmo a dar os primeiros passos: treine (em casa, na frente do espelho, em uma reunião informal de amigos ou família) e se planeje para fazer um curso sobre o tema. A dica é gravar a sua apresentação com o seu celular e depois ver como você se comportou, achando pontos de melhoria. Quem sabe você não descobre um talento para até mudar de carreira?



2. Faça apresentações


Essa dica é uma extensão da habilidade de falar em público. Para fazer bonito em apresentações e deixar sua audiência envolvida, estude muito sobre o tema do qual falará. Isso pode ajudar você a se sentir mais confortável e, naturalmente, você passará confiança para seu público.


Para deixar sua apresentação impactante, use recursos como o PowerPoint e até materiais mais simples, como cartolinas. Além disso, é essencial ser você mesmo na apresentação: não adianta tentar passar uma imagem diferente daquela a que não está acostumado. Aos poucos, você vai encontrar a melhor forma de passar sua mensagem, que é fruto de muito treino, e alavancar sua carreira.


3. Aposte na sua persuasão


A palavra persuadir vem do latim persuadĕre, que quer dizer “aconselhar” ou “levar uma opinião”. A persuasão é a capacidade de convencer alguém a realizar determinada ação. Essa técnica, que está ligada à conquista, permite trabalhar diretamente com a vontade e a emoção das pessoas.


Para ser uma pessoa persuasiva, aposte em algumas táticas, como:

trate todos pelo nome e deixe o seu discurso o mais pessoal possível, afinal todos gostamos de sermos tratados de forma especial e individual;

sorria sempre que possível;

elogie de maneira sincera;

evite os julgamentos e preconceitos, usando da empatia para se conectar com as pessoas;

e realmente ouça e se interesse pelos outros.


4. Escute de forma ativa


Basicamente, há duas formas de escuta: a passiva e a ativa. A passiva acontece quando você não se envolve muito na conversa: não dialoga, não argumenta, não responde e assim por diante.

A ativa é quando você tem uma atitude de responder ao outro com base no que ele diz. Nessa situação, você demonstra respeito e ajuda a construir um ótimo relacionamento com seu interlocutor. Aposte nesta, ok?


5. Faça contato visual


Você já deve ter passado por este tipo de situação: está conversando com a outra pessoa e ela está divagando, olhando para baixo ou para o lado. Isso demonstra falta de confiança e até de respeito. Por isso, tenha sempre a atenção e o cuidado de fazer contato visual, pois isso passa a ideia de que você está completamente focado e absorvido na conversa. Esse tipo de atitude será essencial para o sucesso da comunicação.


Se você gostou deste post sobre algumas das mais importantes habilidades de comunicação, conte quais foram seus aprendizados e desafios enfrentados na carreira que essa habilidade (ou a falta dela) esteve em destaque! Lembre-se de sempre aprender com os seus erros e escutar o feedback de colegas, amigos e familiares sobre como você se expressa no dia a dia.


Aproveite também para seguir as nossas páginas nas redes sociais, como o Facebook, e fique sempre ligado em nossas novidades!

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.