• Blog da Skillio

Liderando à distância: 5 dicas para uma boa liderança remota

Liderar e gerenciar uma equipe já é considerado desafiador em circunstâncias "normais" e, quando a equipe está em trabalho remoto, o desafio pode se tornar maior ainda.




LIDERANDO À DISTÂNCIA



No cenário em que estamos vivendo, os líderes encontram-se em uma situação única, onde precisam não apenas gerenciar sua equipe remotamente, mas também adaptar-se à uma nova rotina com novos recursos.

Embora o trabalho home office tenha muitos benefícios, a maioria dos colaboradores e gerentes ainda não estão familiarizados com esta prática, o que torna o processo desafiador de ambos os lados.

Precisamos lembrar também que este não é um cenário de home office comum. Estamos lidando com uma pandemia, com o medo e até mesmo com as crianças estudando de casa enquanto você trabalha.

Pensando nisso, separamos 5 dicas essenciais e que você pode começar a praticar hoje mesmo, para te ajudar nessa liderança à distância. Veja a seguir:




#1: DIÁLOGO


Seja transparente e deixe claro suas necessidades e expectativas.


Uma boa comunicação é a base de tudo e, quando falamos do ambiente virtual e da comunicação à distância, ela é mais importante ainda. Antes de qualquer coisa, saiba expressar suas necessidades e expectativas, deixando claro onde quer chegar e definindo ações e tarefas de forma concreta, sem ambiguidade e sem deixar dúvidas. Ser transparente também é de suma importância para desenvolver o item à seguir: confiança.





#2: CONFIANÇA


Confie em seu time e nos processos estabelecidos.


A confiança é um fator primordial para a gestão eficaz de qualquer equipe.

Confie plenamente em sua equipe, nos processos que estabeleceu e crie uma conexão de transparência para que sua equipe confie em você da mesma forma. Líderes virtuais eficazes procuram novas maneiras de desenvolver o espírito de equipe e confiança em seus times, o que, por sua vez, ajuda a aumentar a cooperação.





#3: ACOMPANHAMENTO


Esteja sempre presente e com disposição para dar suporte à equipe.


Quando falamos de acompanhamento, não estamos falando de checar a cada dois minutos se a equipe está realizando as tarefas ou algo do tipo, pois isso foge do quesito confiança. Acompanhar a equipe significa estar presente no dia a dia, disposto a dar suporte e auxiliar, tanto no âmbito profissional quanto no âmbito pessoal. Não se esqueça que é um momento delicado para todos e, essa atenção e interesse em saber se está tudo bem, faz toda diferença.





#4: RECONHECIMENTO


Reconheça e valorize as pequenas conquistas junto com o time.


A ausência do contato físico muitas vezes pode tornar as relações mais frias e trazer o sentimento de indiferença. O reconhecimento se torna muito importante para manter as pessoas motivadas e mostrar que, independente da situação, vocês estão unidos e progredindo. Valorizem e comemorem até as pequenas conquistas, juntos. Uma pequena lembrança, agradecimento, feedback ou elogio são capazes de motivar e unir o time.





#5: CAPACITAÇÃO


Ofereça recursos para desenvolver as necessidades da equipe.


Para finalizar essa lista, não podemos deixar de falar sobre capacitação. Observe, pergunte e defina junto com seu time quais habilidades eles gostariam de desenvolver e, em seguida, ofereça recursos para que eles possam colocar em prática. No cenário de trabalho remoto, os treinamentos online são uma excelente opção para isso. A Skillio oferece uma plataforma de treinamento com diversos cursos super atuais, de forma ágil, simples, completa e única para cada empresa. Se você quiser saber mais, é só clicar aqui.




Essas foram as dicas que separamos para você praticar uma boa liderança remotamente.


Aproveite!


E se você tem interesse no assunto e quer ter acesso à mais dicas, dê uma olhada nestes outros artigos aqui do blog da Skillio:



NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.