• Blog da Skillio

Produtividade: 6 dicas para começar a ser mais produtivo hoje mesmo!

Você está sempre ocupado, correndo contra o tempo para entregar tarefas, está com a agenda lotada, realiza atividades o dia inteiro, chega ao final do dia exausto, mas mesmo assim ainda sente que não foi uma semana produtiva?

Nós separamos algumas dicas para te ajudar a sair desse ciclo e tornar-se efetivamente produtivo, mudando pequenos hábitos e começando agora mesmo. Vamos lá?





1. LISTE SUAS TAREFAS


Antes de tudo, precisamos manter uma organização e planejamento. Portanto, separe um tempo no início da semana e liste todas suas tarefas pendentes. A Matriz Eisenhower é uma boa técnica para essa listagem, pois te orienta a categorizar suas atividades em urgente, importante, não urgente e não importante. Organizando-as assim, você saberá o que deve fazer imediatamente, o que deve agendar para ser feito depois, o que pode ser delegado para outra pessoa fazer e o que você deve eliminar. Veja abaixo:


Matriz Eisenhower


2. DEFINA PEQUENAS METAS


Com as tarefas listadas, defina pequenas metas de execução. Pode ser, por exemplo, realizar 3 tarefas urgentes e importantes antes do almoço. Estabeleça isso de acordo com suas necessidades e possibilidades. Você pode também definir pequenas recompensas à si mesmo por atingir as metas estabelecidas, como por exemplo assistir um episódio da sua série favorita antes de dormir se conseguir realizar as 3 tarefas estabelecidas. Isso te deixa mais motivado e aumenta sua produtividade.




3. CONHEÇA SEUS HÁBITOS


Cada ser humano é diferente. Por isso, identifique seus hábitos para entender como você trabalha melhor. Você se concentra mais na parte da tarde? É mais criativo ouvindo música? Entenda o que funciona para você, não force um hábito que não acha confortável. O autoconhecimento é muito importante neste processo, faça testes, perceba como você se sente mais produtivo e aposte nisso.




4. NÃO SEJA MULTITAREFAS


Este é um erro que eu já cometi várias vezes e, pra falar a verdade, ainda cometo às vezes. Quando nos vemos com tarefas acumuladas ou grandes responsabilidades, é comum querermos "abraçar o mundo" e realizar tudo de uma vez. E é nesse momento em que você se perde, já que é muito mais fácil cometer erros quando você não está 100% focado naquilo. Portanto, faça uma tarefa de cada vez e se concentre totalmente nela, para garantir que não cometerá falhas e não terá retrabalho depois.




5. FAÇA PAUSAS


Nenhum ser humano consegue se concentrar durante 8 horas seguidas; portanto, não se cobre muito. A Técnica Pomodoro é uma prática que sugere uma divisão de blocos de trabalho intensivo durante 25 minutos, seguidos de pequenas pausas de 5 minutos. Esses intervalos são importantes para que você reponha energias e volte mais concentrado. Aproveite esse tempo para checar aquela notificação que chegou em seu celular, tomar um café, rolar rapidamente pelo feed do Linkedin ou qualquer outra coisa que possa ser uma distração durante a realização de suas tarefas.




6. CUIDE DE VOCÊ!


Acima de tudo, a sua saúde é fundamental. Se você não estiver saudável, não terá energia para realizar suas atividades, portanto se cuide em primeiro lugar! Procure se exercitar regularmente, fazer uma caminhada, tomar sol e, principalmente, se alimentar bem. Esse hábitos são muito importantes para manter sua capacidade total e dar o gás que você precisa para suas tarefas. Não se esqueça também de beber MUITA água, ok? A hidratação além de te dar energia, previne dores de cabeça e sintomas físicos, então deixe sempre uma garrafinha por perto.



Essas foram algumas dicas para te ajudar a mudar hábitos e começar hoje mesmo a ser mais produtivo com suas atividades. Não deixe de conferir também nosso post com 11 ferramentas para organizar tarefas e gerenciar seu tempo.

E se você gostou das dicas e quer levar esse tema para sua empresa, nós temos um curso completo de Gestão do Tempo, é só clicar aqui para ver mais detalhes. ;)



NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.