• Blog da Skillio

Síndrome de Burnout: Veja seus efeitos e saiba como as soft skills podem ajudar a evitá-la

Se você está passando por uma situação de estresse extremo que está te levando à exaustão e à perda de interesse em realizar suas atividades no trabalho, você possivelmente está lidando com a Síndrome de Burnout.

Hoje iremos falar sobre o que é esta Síndrome, quais seus efeitos no dia a dia e como desenvolver soft skills para evitá-la. Vamos lá?




MAS O QUE É BURNOUT?


Burnout é uma síndrome ocupacional causada pelo estresse excessivo e prolongado que leva ao estado de exaustão física, mental e emocional e consequentemente, ao esgotamento profissional. Por se tratar de uma tensão psicológica, se a pessoa não buscar ajuda o mais rápido possível, o Burnout pode desencadear depressão e outras doenças.

Confira algumas situações que ocorrem no ambiente de trabalho e que podem levar à Síndrome de Burnout:

  • Sentimento de impotência ou falta de controle sobre sua função;

  • Você sente que não é reconhecido pelo bom trabalho que faz;

  • Não te dão expectativas claras, ou então, exigem muito de você;

  • Você faz um trabalho monótono ou que não gosta;

  • O seu ambiente de trabalho é desorganizado e estressante.



QUAIS SEUS EFEITOS NO DIA A DIA?

A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional e seus efeitos são, principalmente, emocionais e comportamentais, afetando diretamente a produtividade. Quanto mais o estresse se prolonga, menor a motivação e engajamento nas rotinas diárias.

Veja abaixo alguns dos efeitos comportamentais do Burnout:

  • A pessoa fica desmotivada e pessimista;

  • A produtividade e eficiência diminuem gradativamente;

  • A pessoa começa a chegar atrasada e/ou sair mais cedo;

  • Procrastinação na hora de realizar tarefas;

  • A pessoa se isola dos colegas de trabalho;

  • Aumento repentino de erros na realização das atividades.

Além disso, apesar de ser um problema de saúde mental, o Burnout pode apresentar também sintomas físicos. A pessoa pode sentir fortes dores de cabeça, fadiga, dores abdominais e apresentar imunidade baixa, aumentando as chances de ficar doente.






E COMO EVITAR O BURNOUT?

Agora que você sabe mais sobre a Síndrome de Burnout e como ela impacta negativamente a vida pessoal e profissional de quem a desenvolve, vamos falar um pouco sobre como evitá-la.

Por ser um problema emocional e comportamental, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais (as famosas soft skills) é essencial para que se crie um ambiente de trabalho confortável e amigável, evitando situações que possam desencadear a síndrome.

Separamos algumas das soft skills mais importantes à serem desenvolvidas para evitar o Burnout e também conteúdos específicos sobre cada uma delas. Dê uma olhada:



COMUNICAÇÃO


A comunicação é uma das principais habilidades à serem desenvolvidas quando falamos em evitar o Burnout. Falhas na comunicação são o principal motivo para o surgimento de situações estressantes e sabemos que, se estas se repetem, o Burnout bate à porta.

Portanto, antes de tudo é preciso desenvolver habilidades de comunicação. Algumas pessoas pensam que a comunicação é um dom, mas não é. Qualquer um pode mandar bem na comunicação se focar em desenvolver essa habilidade. Nós temos um artigo bem legal aqui no Blog da Skillio falando mais sobre isso, só clicar aqui para acessá-lo.



TRANSFORMAÇÃO DE CONFLITOS


Os conflitos também estão no topo da lista de situações que originam a Síndrome de Burnout por serem extremamente estressantes e, quando não resolvidos, repetitivos.

Os conflitos não são necessariamente ruins, por isso é muito importante desenvolver a habilidade de transformar conflitos. Desenvolvendo essa habilidade, você aprende a criar pontes ao invés de muros. Temos um post falando sobre como lidar bem com desacordos, para ler é só clicar aqui.



FEEDBACK


A hora de dar e/ou receber um feedback também pode causar angústia e estresse para algumas pessoas, tornando-se mais um fator para o desencadeamento de transtornos emocionais como o Burnout. Por isso, é super necessário desenvolver esta habilidade.

Se você desenvolveu as habilidades anteriores citadas aqui, você já tem meio caminho andado, pois os princípios iniciais para aprender sobre feedback são a boa comunicação e entender como o outro se sente. Confira aqui dicas para mandar bem no feedback e tornar esse processo saudável.



GESTÃO DO TEMPO


Para encerrar, a última habilidade que vamos falar hoje é a de gestão do tempo. Desenvolver essa habilidade é muito importante para que você saiba organizar e priorizar suas tarefas, de forma que não fique sobrecarregado, estressado e exausto.

Organize melhor seu dia e crie o hábito de listar suas tarefas, definindo o que é urgente e o que é importante. Confira nosso post com 11 ferramentas para organizar tarefas e gerenciar seu tempo, garanto que pelo menos uma irá te auxiliar nesse processo!



Essas foram algumas dicas para aprender um pouco mais sobre a Síndrome de Burnout e entender como o desenvolvimento de soft skills pode ajudar a evitá-la. Esperamos que tenha te ajudado!


E se você quer levar o desenvolvimento das habilidades citadas neste post para sua empresa, nós temos a solução mais ágil, simples, completa e ÚNICA para você. Fale conosco ;)

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.