• Blog da Skillio

Veja 5 dicas incríveis de como fazer um plano de estudos

Ter dedicação nos estudos é fundamental para ter destaque no mercado de trabalho. Se você tem um curso superior, sabe muito bem que apenas essa certificação não é suficiente para conseguir o emprego dos sonhos e, consequentemente, uma boa remuneração. É necessário ir além, procurar por especializações e cursos. Se você quiser crescer, investir em si é fundamental. Existem diversos cursos on-line, pelos quais você pode pagar um valor acessível, se especializar e decolar de vez no voo da vida profissional.

Cursos on-line podem ser a solução dos seus problemas, contanto que você tenha disciplina para estudar de maneira autônoma. No entanto, sabemos o quanto pode ser difícil elaborar e seguir um plano de estudos.

Para ajudar você nesse desafio, listamos cinco dicas práticas para você criar uma rotina de estudos produtiva e eficaz no conforto de sua casa.


1. Crie um plano de estudos que você consiga seguir


Essa dica será a que vai nortear toda a elaboração do seu plano de estudos. Para conseguir seguir esse cronograma e fazer dele uma rotina, é muito importante ser realista. Não adianta dizer para si mesmo que vai estudar cinco horas por dia se você não tem esse tempo ou se não consegue se dedicar tantas horas aos estudos. Portanto, tenha em mente o seu tempo disponível e saiba qual é o máximo que conseguirá manter focado. Considere também o tempo do descanso que todos precisamos. Quando estiver elaborando e elencando as tarefas, seja realista consigo e veja o quanto pode se dedicar a esse planejamento.

Para te ajudar, veja nas informações do curso a carga horária dele. Caso o curso seja de 30 horas, por exemplo, e você tem 3 horas livres dedicadas ao estudo por dia, você pode assistir as aulas e quizzes direto por 10 dias seguidos, se mantiver a disciplina.


2. Saiba qual o seu melhor horário de estudo


Você já estudou um bom tempo da sua vida e, provavelmente, em diversas horas do dia. Sendo assim, é bem provável que você já saiba qual a melhor hora para se dedicar aos estudos.

Caso você tenha a oportunidade de escolher o seu momento de estudo, dedique-se a isso e pense com atenção em qual a melhor hora do dia para aprender. Afinal, você é mais produtivo pela manhã, a tarde ou a noite?

Caso você ainda não saiba qual o melhor hora do dia você é mais produtivo nos estudos, faça o teste! Se tiver a flexibilidade, estude um dia pela manhã, outro pela tarde e outro pela noite. Qual deles você rendeu mais? Qual deles você conseguiu progredir mais nas aulas? Talvez esse seja o melhor horário para você


3. Mantenha-se motivado


Por que você está dedicando horas do seu dia para estudar? Qual o motivo de você ter escolhido um curso on-line? Essas são perguntas que devem ser feitas para si mesmo, antes de iniciar os estudos e em todos os momentos em que se sentir desmotivado. É imprescindível nutrir o desejo de crescimento. Estudar, muitas vezes, pode ser difícil e cansativo, principalmente depois de um dia inteiro de trabalho. Por isso, mantenha-se motivado e atenha-se às oportunidades que virão quando você finalmente conseguir concluir essa etapa.


4. Estude em um lugar confortável


Escolha um lugar da sua casa que você goste de estar. Deve ser uma área arejada e tranquila, mas não pode ser sua cama. É preciso que você esteja sentado em uma cadeira confortável e com uma postura ereta para que não sinta dores mais tarde. O lugar dos estudos influencia diretamente em seu humor. Dessa maneira, um ambiente agradável fará com que você consiga passar muito mais tempo focado nos estudos. Lembre-se de que o local de estudo tem que ser confortável para os estudos. Seu corpo não deve associar o local com descanso, se não você pode relaxar demais e não render tanto quanto gostaria. Saiba escolher bem!


5. Reserve um tempo para descansar


Descansar deve ser uma das tarefas do seu dia. Sem o devido descanso e uma boa noite de sono, o cérebro não consegue absorver de maneira eficaz e transformar as memórias de curto prazo em longo prazo. É importante não deixar de ter momentos de lazer, sair com os amigos e se esquecer, durante aquele momento, de todos os afazeres. Portanto, mantenha o equilíbrio entre tarefas e lazer: isso fará a diferença no seu dia a dia.

Gostou das dicas? Tente colocar em prática e nos conte se funcionou! Compartilhe esse post com seus amigos e familiares em suas redes sociais para ajuda-los em seus estudos também =D

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.