• Blog da Skillio

Veja como fazer a gestão do tempo de forma otimizada

Muitas pessoas associam trabalhar o dia todo e ainda levar trabalho para casa com sinônimo de alta produtividade. Isso pode ser verdade em casos de empresas enxutas mas nem sempre ter muitas coisas para fazer significa uma alta produtividade. Nesse texto iremos abordar como melhorar a gestão do tempo.

O tempo é um recurso importante que deve ser utilizado de maneira adequada e proveitosa, e o desafio de administrá-lo bem implica em executar tarefas e compromissos de forma organizada.

Uma boa organização e gestão de tempo podem trazer benefícios como:

- não precisar trabalhar em casa;

- absorver demandas que antes você não conseguia;

- investir em uma atividade de renda-extra;

- estudar alguns cursos que te ajudem a impulsionar sua carreira;

- fazer exercícios físicos e se manter em forma;

- assistir aquelas séries que você tanto deseja.


Momentos de descanso fazem parte das nossas necessidades físicas e mentais. Saber organizar o seu dia é fundamental e algumas mudanças de hábitos são indispensáveis. Acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto.


Saiba que não ter tempo é diferente de ser produtivo


Ser produtivo não significa ter 100% do seu tempo preenchido durante o dia. Segundo Dulce Magalhães, Ph.D. em Filosofia com foco em planejamento de carreira: “Tempo não é o espaço de marcação do relógio. O tempo é a forma como você usa este espaço. Todos vivemos situações em que tivemos a sensação de que as horas passaram muito rápido e outras muito devagar. Portanto, tempo não é medida, mas sim a experiência”.

Esse é um processo de aprendizagem contínua que só é alcançado por meio da prática. Sabendo quais os pontos precisam ser melhorados em sua rotina e quais medidas serão implementadas, a gestão do tempo e a produtividade andarão juntas, uma em prol da outra.


Faça mais com menos


Uma das explicações do porquê muitos brasileiros não compreendem como administrar o tempo e as demandas no trabalho, de forma que a alta produtividade seja alcançada, deve-se ao fato de realizarem multitarefas diariamente.

Fazer mais com menos significa saber controlar o tempo de forma sensata, aumentando a produtividade sem deixar que os esforços cheguem a um nível insustentável, o que é muito importante para a qualidade de vida e a diminuição do estresse.

É preciso focar em atividades que otimizam não somente os resultados, mas que simplificam o caminho percorrido para atingi-los, ou seja, tente focar em uma coisa por vez. Se tiver mais de uma tarefa para fazer, priorize-as de acordo com o prazo a serem entregues e só inicie a segunda tarefa depois de terminar a primeira.


Planeje-se e tenha estratégias bem definidas para gestão do tempo


Persiga suas metas com estratégias de ação. Para que haja tempo para os momentos de lazer, o resto do dia tem que ser planejado. Siga essas dicas:


* saiba dizer não — não pegue trabalhos extras se não terá tempo para fazê-los;

* saiba delegar tarefas — divida as responsabilidades;

* identifique prioridades — faça listas de tarefas diárias;

* use a tecnologia — agendas e aplicativos on-line facilitam sua vida;

* crie respostas automáticas para não perder tempo respondendo e-mails;

* desburocratize algumas atividades — assinaturas eletrônicas têm o mesmo valor jurídico de uma original, por exemplo;

* reuniões — defina o objetivo e o tempo máximo de cada uma delas;

* limpe seu computador e deixe todos os seus arquivos organizados em pastas e atalhos;

* fuja dos “ladrões do tempo” como redes sociais, e-mails e qualquer coisa que o distraia;

* finalize as suas tarefas — faça o máximo para cumprir com os seus prazos;

* foque nos resultados.


A gestão do tempo não apenas controla o quanto você gasta em cada tarefa diária, mas proporciona possibilidades de se conseguir tempo extra para fazer outras coisas que desejar.

O esforço com essa organização requer apenas disciplina. Dessa forma, o estresse diminui, você tem menos retrabalhos e mais tempo livre, porque não o desperdiça e o utiliza onde realmente deseja.

Gostou das dicas? Compartilhe esse post com amigos e familiares =D

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail e fique por dentro das novidades, lançamentos e promoções.

Asset 2@200x-8.png
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
© Skillio   -   Todos os direitos reservados.